Mesa Posta
2024








Mesa posta é uma série de fotografias. Talvez, pequenas instalações fotografadas. Virna Santolia fotografou as cenas e, também, as compôs. Seu gesto dialoga com a tradição dos primeiros fotógrafos que, mais que intervir, montavam quadros inteiros para, em seguida, capturá-los, recorrendo ao pensamento pictórico para forjar a nova técnica.
O conjunto da obra pode remeter ainda, diretamente, à primeira “Mesa posta” (1826) da história da fotografia, a heliografia sobre placa de vidro realizada por Nicéphore Niépce, autor da patente que viria décadas depois, junto a Louis Daguerre.
A natureza-morta inaugural e a contemporânea têm, em comum, uma refeição solitária. Nesse sentido, é notável que um episódio fundamental para a história da técnica moderna tenha optado por representar o indivíduo que renuncia à comunhão para se alimentar - o que inevitavelmente aponta para outra mesa posta, um dos temas mais célebres da história da pintura, a instituição da eucaristia, mais conhecida como última ceia.
Virna Santolia, por sua vez, forja sujeitos assombrados pelo passado, imersos pela série de objetos que a artista adquiriu na Feira da Ladra (Lisboa, Portugal). Como nas feiras típicas do segmento de antiguidades, a feira portuguesa, há quase oito séculos, mescla raridades com todo tipo de bugiganga usada.
A cartografia não é novidade na pesquisa da artista, mas, desta vez, os itens são inseridos em uma cena maior, com vários outros elementos para pôr a mesa. De fato, as mesas não estão exatamente postas, ficando longe da assepsia que rege o momento pré-refeição. Nessas mesas impossíveis, os pratos ficam impecavelmente limpos; as toalhas, imundas; o temido vinho se torna um bem-vindo pigmento sobre o delicado fundo branco para compor novas vidas para os objetos salvos da condenação ao passado.
Mesa posta, então, está no título, mas não ali, representada; é uma série de fotografias e uma homenagem à história dessa técnica que se confunde com a identidade moderna - e, também, contemporânea.
Daniele Machado